top of page

Padaria Paleolítica

vídeo-performance (11'38")  participante da exposição Quarta Fractal, Caixa Preta, 2020.

A confecção de pães em forma de Vênus paleolítica teve seu primeiro registro em um contexto doméstico durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

 

Em abril de 2020, uma análise estatística dos tópicos em alta (trend topics) no mecanismo de busca online Google, revelou que a receita de pão estava entre os temas mais pesquisados.

 

Em setembro do mesmo ano, a detecção de fosfina na atmosfera de Vênus foi noticiada, apresentando-se como uma possível bioassinatura que sustenta a existência de vida orgânica no planeta.

 

Padaria paleolítica integra a série denominada SUNÊV, que explora a narrativa de um cosmos fictício e o povoamento do planeta VÊNUS, cujo nome é derivado da aigologia que batiza a série.

 

A massa elástica proveniente da mistura de farinha, água e sal foi moldada com seios e vulvas e os pães foram assados em forno doméstico. Múltiplas reproduções de sua imagem foram posteriormente impressas em sacos de papel kraft, característicos das padarias brasileiras.

---

bottom of page